Mercado à Moda Antiga não se realiza este ano

 

A edição deste ano do Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis não se vai realizar. A decisão foi tomada após uma reunião entre a Câmara Municipal, o movimento associativo e a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA). As associações presentes consideraram não existir condições para realizar o evento tendo em conta que, devido à crise pandémica, só agora o movimento associativo se começou a reorganizar. Em vez de avançar com a edição deste ano, a aposta das associações é começar a trabalhar para que a edição de 2023 seja um grande sucesso.

 

 

Na decisão tomada, as associações participantes na reunião tiveram em conta várias questões desde as insuficientes condições operacionais do próprio movimento associativo devido à paragem forçada da sua atividade por força da Covid-19, às exigências de condições higiénico-sanitárias que poderiam descaraterizar o evento e a perda da sua identidade.

Os responsáveis associativos salientaram que as restrições impostas em termos de higienização das louças e dos espaços implicariam o uso de materiais descartáveis, que colocariam em risco a genuinidade do evento, e a utilização de equipamentos (máquinas de lavar, esquentadores, frigoríficos…) criando problemas de espaço às associações.

Os presentes consideraram, por essa razão, ser escasso o tempo para as associações se adaptarem às novas regras, além destas implicarem um aumento das despesas numa altura em que as associações atravessaram uma fase de dificuldades financeiras decorrentes da pandemia.

“A decisão de não realizarmos este ano o Mercado à Moda Antiga foi baseada na opinião generalizada das associações a quem agradeço o seu empenhamento em começarem, desde já, a preparar a edição do próximo ano que será, certamente, um enorme sucesso e um momento marcante do orgulho oliveirense”, refere o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria