0

História

"Era uma vez... Mercado à Moda Antiga" é um projeto cultural de Oliveira de Azeméis nascido em 1997 pela iniciativa do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, colectividade fundada em 1972 naquela cidade. Desde a primeira edição, conta com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. O evento pretende reviver o mercado que se realizava, há 100 anos, na então "Praça dos Vales": Gentes de todas as freguesias do concelho, e limítrofes, deslocavam-se para o centro da então "Vila" de Oliveira de Azeméis para venderem os produtos da terra, sobretudo produtos agrícolas.

Desta forma, para além de proporcionar um momento de lazer, o "Mercado à Moda Antiga" é já uma referência no que diz respeito ao envolvimento dos usos e costumes do final do Séc. XIX, início do Séc. XX, recriados nos dias de hoje como uma verdadeira partilha de saberes por novos e mais velhos das 19 freguesias do concelho.
Tendas à moda antiga, artesãos, padeiras de Ul, produtos agrícolas, utensílios e trajes antigos são alguns dos elementos que constituem o cenário do Mercado. A Feira do Pão, uma mostra de artesanato e a actuação de grupos de danças e cantares tradicionais, acontece paralelamente, todos os anos, de forma ininterrupta, desde 1997.

"Era uma vez... Mercado à Moda Antiga" tem a particularidade de ser organizada por uma coletividade sem fins lucrativos que, por sua vez, convida diversas outras a participarem também, numa alegre partilha de saberes e experiências inter-geracionais. É desta forma que em 2011 participam ativamente cerca de cinco dezenas de Associações Recreativas, Culturais e Humanitárias e mais de 1000 figurantes.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga