Patronato de Santo António

O Patronato de Santo António é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, situada no Pinheiro da Bemposta, que surgiu em 1928, pela vontade da benemérita Maria da Conceição Maldonado Pereira, professora primária desta terra, com o intuito de proteger crianças e raparigas de modo a dar-lhes formação doméstica e ensiná-las a ler. Para que tal fosse possível contou com o auxílio das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
Em 1977, após obras de reconstrução efetuadas por um grupo de pinheirenses dinâmicos e solidários, e com o regresso das Irmãs Dominicanas, abre a 1ª sala de Pré-Escolar com 34 crianças, com idades entre os 3 e os 5 anos, abrindo no ano seguinte mais uma sala para esta valência.
Em 1989, abre o ATL que, anos mais tarde, é extinto com a abertura da atual Creche, em 1995.
Atualmente, a Instituição tem 3 salas de Pré-Escolar, 3 salas na Creche e uma sala de CATL, acolhendo diariamente 132 crianças.

Esta é uma instituição que conta com vários exemplos de 3 gerações que por aqui passaram, cresceram e que comprovam a magnífica história desta escola.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria