Grupo Folclórico de Palmaz

O Grupo Folclórico de Palmaz começou a dar os primeiros passos em 07 de Março de 1987.Sendo este o primeiro Grupo da sua região que desde o seu início fez questão de representar de modo fiel esta freguesia nos seus costumes e tradições, recolheu de forma profunda e pormenorizada o modo de ser e estar dos nossos antepassados, nomeadamente o seu modo de viver, trajar e dançar. Por esta razão e em virtude da sua autenticidade, este grupo é membro da FEDERAÇÃO DE FOLCLORE PORTUGUÊS e possui estatuto de UTILIDADE PÚBLICA.
Ainda no intuito de preservar e divulgar a cultura tradicional e popular portuguesa gravou uma cassete.
Quanto à sua composição, este GRUPO enverga os seguintes trajes: noivos, lavradores ricos, feirantes, camponeses, moleiros, leiteira, padeira, tremoceira, regueifeira, sardinheira, carvoeiros, romeiros, traje domingueiro, casal típico de Palmaz e o típico serandeiro.

Quanto a instrumentos a sua tocata é composta por concertinas, violas tueiras, violão, cavaquinho, bombo e ferrinhos.
Palmaz como meio rural que era e ainda é, as suas danças são na maioria viras, valseados, modas de terreiro e rusgas.
O grupo tem participado em várias festas e romarias bem como em festivais nacionais e internacionais, vindo ele mesmo realizando anualmente o seu Festival Nacional de Folclore.
O Grupo Folclórico de Palmaz à semelhança de anos anteriores vai participar no Mercado à Moda Antiga com uma banca de venda de tecidos e mel, terá também uma exposição de bonecas vestidas à moda antiga a recriar algumas situações do quotidiano de antigamente.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria