Escola Básica do 1º Ciclo da Areosa

Pensa-se que a Escola de Areosa terá entrado em funcionamento no ano letivo de 1903/1904. Na altura, contava apenas com um bloco, composto por uma sala de aula e uma residência para o professor, destinada ao sexo masculino. No decurso da 1ª República foi feita uma intervenção que consistiu na edificação de mais um bloco com uma sala de aula e uma residência, geminado e simétrico do primeiro, para a frequência de raparigas. Na década de vinte construíram-se mais duas salas, colocadas simetricamente nas traseiras das já existentes, mantendo a traça inicial. Em 1996 a escola foi encerrada com vista à sua recuperação e, um ano mais tarde, surgiu a ideia de a candidatar ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português (PPSPEP), lançado pelo Despacho II/SEAE/97, de 13 de março.

Volvidos seis anos, a 23 de outubro de 2002, reabriram-se as portas da escola, com as instalações tal como se encontram atualmente. A Escola possui quatro salas de aula, dois gabinetes de trabalho, uma biblioteca, uma sala polivalente (cantina e CAF/OTL.), cozinha e cinco casas de banho, sendo uma delas adequada a deficientes motores. Possui ainda um pátio interior com piso sintético e um telheiro, espaço destinado a atividades físicas e recreio.
A nossa escola apresenta-se no Mercado à Moda Antiga pelo terceiro ano consecutivo e pretende, acima de tudo, estreitar os laços existentes entre professores, pais, encarregados de educação, alunos, assistentes operacionais e toda a comunidade educativa.
Em prol de dotar a escola de melhores condições, todos trabalham para o mesmo fim e procuram oferecer os melhores produtos da região, confecionados à moda antiga, com carinho e dedicação, tentando também promover o convívio e a alegria da partilha de momentos de trabalho que embora duros são sempre satisfatórios.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria