As “Tulhinhas” são pastéis de massa muito fina e estaladiça com recheio de ovos-moles, amêndoa e canela. A acompanhar este doce premiado, bem como as “Rosas de Santiago”, há o vinho “Portas da Tulha”.
O município oliveirense mostra-se ainda no Mercadinho com a Casa do Bento que venceu, em 2016, o prémio “Azeméis Youth Business”. Esta Casa, onde há cinco gerações se pratica uma agricultura de subsistência, oferece este fim-de-semana aos visitantes um conjunto de produtos e sabores genuínos que resultam do espírito empreendedor dos atuais proprietários que apostam na recuperação de práticas herdadas, no cultivo de ervas para infusões e na flor do sabugueiro. Dos excedentes de frutos saem compotas.
De Montalegre vem o projeto “Monte Mel”, da Casa da Igreja, e de Arouca a “Pinguiça” comofertas produzidas a destilaria Eduardo Noronha Dias, um edifício que alberga toda a produção, engarrafamento e expedição, bem como todo o programa de visitas ao edifício de linhas irreverentes à paisagem rural onde se insere. A “Pinguiça”, que venceu o Prémio Nacional das Industria Rural Criativa apenas um ano depois da sua existência, teve o seu início numa cozinha regional pequena e simples, na aldeia de Alvarenga, onde viviam as pequenas cubas com as infusões de aguardente em maceração com a fruta e especiarias.
Ainda de Arouca o visitante pode apreciar a broa de abóbora, produzida pela empresa “Boroas&Companhia”, uma pequena empresa familiar que se dedica à valorização e transformação de produtos locais e já premiada com duas medalhas de ouro e uma de prata em concursos nacionais.
O município de Santa Maria da Feira está presente no Mercadinho com as Termas das Caldas de São Jorge, reconhecidas pelas qualidades terapêuticas das suas águas sulfurosas no tratamento de doenças das vias respiratórias, pele e do foro músculo-esquelético.
Valorizando ainda a prevenção e a promoção da saúde, as Termas oferecem uma gama de tratamentos vocacionados para o bem-estar físico e psicológico.
Do distrito de Bragança a “Masaedo” trouxe o azeite “Terras d’Azibo”, um produto de qualidade superior obtido a partir das variedades típicas do olival de Trás-os-Montes. Segundo os responsáveis da “Masaedo”, a tipicidade do clima envolvente à albufeira do Azibo confere ao azeite um sabor único e uma “qualidade excecional”.
Por último, a Quinta dos Fumeiros, de Poiares, dá a conhecer aos visitantes do Mercado à Moda Antiga enchidos tradicionais feitos de forma artesanal, de reconhecida qualidade e de sabor característico.