O espanta-pássaros Francisca, a grande novidade do Mercado à Moda Antiga que se realiza este-fim-de-semana em Oliveira de Azeméis, foi já instalado na Praça José da Costa, no centro da cidade.
A operação envolveu a montagem da estrutura de cinco metros que sustenta o espantalho e a confeção do mesmo na qual participaram alunos das escolas primárias da Feira dos Onze (2º ano) e Fonte Joana (3º ano). Em apenas duas horas os mais pequenos deram corpo à imagem criada por Conceição Ferreira, co-organizadora, com a Câmara de Oliveira de Azeméis, do Festival de Espantalhos de Portugal que arrancará a 1 de junho.
O espanta-pássaros Francisca é a imagem promocional da recuperação que a autarquia quer fazer de uma prática antiga usada pelos agricultores oliveirenses.
“Queremos recuperar essa tradição e tanto o Mercado à Moda Antiga como o Festival fazem parte de um processo que volte a identificar Oliveira de Azeméis como uma terra ligada aos espantalhos”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, que não faltou à confeção do espantalho, na companhia dos vereadores Rui Luzes Cabral, Hélder Simões e Inês Lamego.
O espanta-pássaros Francisca é a novidade deste ano do Mercado à Moda Antiga, um evento que procura recriar usos, tradições e práticas comerciais entre o final do século XIX e o início do século XX.