Associações já trabalham para fazer do Mercado à Moda Antiga um sucesso


A menos de um mês da sua realização, a organização do Mercado à Moda Antiga (MMA) de Oliveira de Azeméis continua a trabalhar para que a edição de 2023, a 24ª, seja um sucesso.

O evento, marcado para os dias 20 e 21 de maio, está a ser preparado ao pormenor pelas associações inscritas para que a iniciativa continue a assumir-se como o maior cartaz cultural do concelho e atrair ao centro da cidade milhares de pessoas.Isso mesmo o diz o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, referindo que “o Mercado à Moda Antiga é um evento que todos os oliveirenses, e todos os que nos visitam, já não dispensam, vivendo-o de uma forma intensa numa perspetiva lúdica e recreativa mas também pedagógica”.

 

O Mercado à Moda Antiga pretende recriar fielmente o mercado que se realizava no final do século XIX e inícios do século XX na antiga Praça dos Vales, hoje Praça José da Costa, mostrando antigos usos, costumes e profissões das gentes oliveirenses.

A edição deste ano contará com a presença de cerca de 140 entidades participantes, entre associações e artesãos, espalhados pelo centro histórico da cidade e zonas adjacentes, nomeadamente pelas ruas Bento Carqueja e António Alegria, Praça José da Costa e Avenida António José de Almeida.

Paralelamente ao evento e mantendo o formato tradicional decorrerá um vasto programa de animação reforçando o espírito do evento que, este ano, será dedicado às padeiras de Ul homenageando uma profissão que se perde no tempo e que a câmara municipal quer preservar.

Na perspetiva da sua valorização como marca histórica e gastronómica, a câmara municipal desenvolveu o projeto “Pão de Ul, uma profissão com história”, uma iniciativa assente em depoimentos de padeiras e padeiros sobre o incalculável valor histórico, etnográfico, económico e social que o pão de Ul representa para a aldeia e as suas gentes.

“Este é um importante património que urge conservar porque faz parte da identidade oliveirense e da memória de sucessivas gerações”, salienta o presidente da Câmara, Joaquim Jorge.

A edição do Mercado à Moda Antiga ocupará uma área aproximada de quatro hectares contando com cerca de dois mil figurantes trajados ao rigor da época do antigo mercado que se realizava há mais de um século no centro da cidade.

GALERIA DE IMAGENS

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria