O trajeto desde 1997

O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis é um projeto cultural nascido em 1997 pela iniciativa do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, colectividade fundada em 1972. Desde a primeira edição contou com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis que em 2014 assumiu em pleno a sua organização tendo como parceiro a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA).

O evento pretende reviver o mercado que se realizava, há mais de 100 anos, na então "Praça dos Vales", Gentes de todas as freguesias do concelho, e de zonas limítrofes, deslocavam-se para o centro da então vila de Oliveira de Azeméis para venderem os produtos da terra, sobretudo produtos agrícolas.

Desta forma, além de proporcionar um momento de lazer, o Mercado à Moda Antiga é uma referência no que diz respeito a usos e costumes do final do Séc. XIX, recriados nos dias de hoje como uma verdadeira partilha de saberes por novos e mais velhos das 19 freguesias do concelho.

Tendas à moda antiga, artesãos, padeiras de Ul, produtos agrícolas, utensílios e trajes antigos são alguns dos elementos que constituem o cenário do Mercado.

A Feira do Pão, uma mostra de artesanato e a atuação de grupos de danças e cantares tradicionais, acontece paralelamente, todos os anos, de forma ininterrupta, desde 1997.

GALERIA DE IMAGENS

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria