Cidade reencontra-se com a história a 19 e 20 de Maio

Os usos e os costumes do final do século XIX e princípio do século XX vão animar o centro histórico de Oliveira de Azeméis nos dias 19 e 20 de Maio com a organização do Mercado à Moda Antiga.

O evento já ganhou notoriedade nas 15 vezes em que saiu à rua, juntando milhares de visitantes e dando a conhecer como era o mercado que se realizava há mais de 100 anos no centro da cidade, no local onde está implantada atualmente a Praça José da Costa (jardim público).

É neste espaço, e ruas adjacentes (Bento Carqueja e António Alegria e Praça da República), que artesãos e dezenas de associações recreativas, culturais e humanitárias do concelho montam as suas tendas à moda antiga fazendo reviver o tempo dos nossos antepassados, transformando o cenário no maior cartaz cultural do município.

A programação cultural em Oliveira de Azeméis assenta em alguns eventos de qualidade, salientando-se o Mercado à Moda Antiga e o Ciclo da Primavera, duas referências no panorama da região e que constituem alternativas a roteiros de outras cidades metrópoles.

Ao longo dos dois dias de realização do Mercado há de tudo para ver, comprar e provar: utensílios usados em muitos ofícios da época, artesãos a trabalharem ao vivo em profissões antigas com o é o caso, por exemplo, do tamanqueiro, oleiro, chapeleiro, tecelão, vendedoras e as padeiras do famoso pão de Ul.

Os motivos são mais que suficientes para uma visita ao centro da cidade onde os usos e costumes se misturam com o ar antigo da cidade.

A gastronomia é presença obrigatória para reconfortar os estômagos mais famintos. Pratos típicos, donde sobressaem os rojões e outras iguarias locais como o pão de Ul, estão dispostos em tasquinhas ao longo da extensa zona pedonal.

Nod dois dias do evento juntam-se milhares de pessoas numa partilha de conhecimento entre os mais novos e os mais velhos das 19 freguesias do concelho.

A organização pretende ir mais além do envolvimento das associações no evento, esperando contar com a participação do comércio local através da decoração das montras e da abertura dos estabelecimentos nesse fim-de-semana.

O Mercado à Moda Antiga é uma organização conjunta da secção cultural do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC) e da Câmara de Oliveira de Azeméis.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria