Destaques ao Programa 2011

Grupo Os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho
Dia 10 - 16:00 - ao longo do evento

Os "Chocalheiros" de Vila Verde de Ficalho estão, pela 1ª vez, no Mercado à Moda Antiga e prometem não deixar ninguém indiferente aos seus trinta chocalhos!


Encenação de contos tradicionais
Dia 10 - 21:30 - Antigo Colégio - Rua António Alegria

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro apresenta a sua Companhia de Teatro Itinerante "Zás-Trás-Pás" com a encenação dos contos tradicionais "Cabaça Cabacinha" e "Avoa, avoa por cima de toda a folha".


Grupo Flor-de-Lis
Dia 10 - 22:00 - Praça José da Costa

O espectáculo dos "Flor-de-Lis" tem como fio condutor a música popular portuguesa e o folclore português. O grupo mostrará em palco, através dos conhecidos dotes vocais de Daniela Varela, a sua música ritmada e intensa, com um forte cariz festivo, que resulta numa viagem pelas músicas do mundo e numa autêntica festa de emoções. Para além do sobejamente conhecido tema com o qual venceram o Festival da canção 2009 - "Todas as Ruas do Amor" - fazem parte do reportório deste espectáculo os singles "Ritmo do Mundo", que faz alusão às vicissitudes da vida e à capacidade do ser humano de se adaptar aos altos e baixos, e "Adeus", que parte da inspiração do poema homónimo de Eugénio de Andrade, e no qual os "Flor-de-Lis" misturam as valsas venezuelanas, o tango e um pouco de fado.


Bardoada - O Grupo do Sarrafo
Dia 11, 15:30 - ao longo do evento

Bardoada é um grupo de percussionistas que utiliza, na construção do seu imaginário rítmico popular, instrumentos como Bombos, Timbalões e Caixas. A partir daqui, preenche as suas actuações com muito boa disposição e vários momentos de interacção com o público.


GiraSol - Baile tradicional
Dia 11 - 16:00 - Largo da República

Oriundos de projectos vários do universo Folk, e com grande experiência na troca de música e dança por preciosos sorrisos, os GiraSol brotam das sementes plantadas no passado, recordando passos de todo o mundo. Uma festa quente e sorridente, serão seguramente as pétalas que caiem neste baile, onde a alegria será a palavra de ordem para dançar! Confuso? Curioso? Então não perca este baile... e participe também!


Grupo de Fados de Medicina do Porto
Dia 11 - 22:00 - Escadaria da Igreja Matriz

O Grupo de Fados de Medicina do Porto apresenta-se com o intuito primordial de divulgar e engrandecer a Canção de Coimbra, dando assim voz ao mais puro o academismo estudantil português. Da Sé do Porto à Casa da Música, das Monumentais Serenatas às Grandes Noites de Fado Académico, o percurso deste Grupo pauta-se por momentos de exaltação incondicional da canção de matriz coimbrã, não só em actuações mas também por registos eternizados em CD.


Teatro de rua
Dia 12, 15:30 - Rua António Alegria

E se, de repente, o vendedor da Banha da Cobra e o Rei da Saúde invadissem as ruas de Oliveira de Azeméis? Não perca os quadros alegres e pitorescos, inspirados nas raízes do povo.


Atelier de brinquedos tradicionais
Dias 11 e 12, 15:00 - 18:00 - Rua Bento Carqueja

Crianças e suas famílias poderão participar, de forma entusiástica, num atelier de construção de brinquedos tradicionais, da responsabilidade do Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis. Com esta iniciativa pretende-se recriar junto das crianças os brinquedos de fabrico artesanal, mostrando-lhes os brinquedos de outrora e orientando-os no fabrico dos mesmos, utilizando diversos materiais usados e de fácil acesso.


Jogos tradicionais para toda a família
Todos os dias - Rua António Alegria

Pais e filhos, avós e netos, vão poder brincar, juntos, a jogos do tempo dos nossos antepassados. Há quanto tempo não lança o pião? Há quanto tempo não joga ao Lencinho, à Vara ou ao Fito? Viaje na máquina do tempo...


O campo desce à cidade...
Todos os dias - Rua António Alegria

Não se pretende recriar a feira do gado que há 100 anos existia em Oliveira de Azeméis, mas sim oferecer aos visitantes uma oportunidade diferente de contactar com o mundo rural, permitindo usufruir de um conjunto de actividades de lazer. A visita engloba passeios de pónei, venda de animais domésticos e ateliers para novos... e menos novos também!


Danças e cantares tradicionais de Oliveira de Azeméis
Todos os dias - Praça José da Costa

Duas dezenas de grupos de danças e cantares tradicionais vão mostrar o que de melhor se faz em terras de La-Salette. As modas, os viras, as rusgas, as cantigas de amigo... Entre si, os grupos também irão convidar os visitantes a fazerem a festa!!!


Artesãos ao vivo
Todos os dias - Rua Bento Carqueja

Reviva ofícios de outrora: o sapateiro, o cesteiro, o tecelão, o pintor, o canastreiro, a bordadeira, o oleiro, o ferreiro, a padeira, a doceira... são algumas das profissões que poderão (re)ver. Aprecie, aprenda e apreenda tradições antigas mas que neste evento se tornam bem presentes.


Visitas - Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis
Todos os dias - 15:00 - 18:00 - Rua António Alegria

A não perder: máquinas fotográficas e acessórios da exposição dedicada à "Foto Paúl", o arquivo de jornais dos séculos XIX e XX, achados arqueológicos, objectos em vidro do "Centro Vidreiro" (sucessora da primeira fábrica de vidro portuguesa), alfaias agrícolas, mobiliário artístico antigo...


Visitas - Antigo Colégio de Oliveira e Azeméis
Todos os dias - 15:00 - 18:00 - Rua António Alegria

As principais imagens e episódios nos períodos anteriores e posteriores à implantação da República Portuguesa estão condensados na exposição «A República para além de Lisboa 1908-1912», da autoria de Alice Samara para o Município de Oliveira de Azeméis, que pode ser vista durante o XV Mercado à Moda Antiga. Através de 10 painéis é mostrado ao público um dos momentos mais importantes da história portuguesa.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria