Já mexe o Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis

Estão abertas as portas da 20ª edição do Mercado à Moda Antiga. Hoje e amanhã Oliveira de Azeméis faz uma viagem no tempo e não se arrepende tantos são os motivos para viver esses dois dias. A cidade volta a si mesma, ao modo de vida da população no final do século XIX. Dois mil figurantes, de mais de 80 associações do concelho, estão a recriar fielmente como era o mercado realizado há mais de 100 anos na antiga Praça dos Vales. Nada falta para cativar o visitante, seja mais velho ou menos velho. Pelo centro histórico sente-se o ambiente campestre, aliado ao folclore, a artes e ofícios antigos (oleiro, tamanqueiro, tecedeira, barbeiro, padeira, costureira e ourives), a espaços pedagógicos para crianças e a tendas onde numas se pode comprar produtos agrícolas ou doçaria e noutras degustar autênticas delícias gastronómicas. É assim o Mercado à Moda Antiga que pretende mostrar e preservar os costumes, as tradições e a identidade coletiva das gentes de Oliveira de Azeméis.
Os visitantes são convidados a participar, a dançar e a conviver num cenário intergeracional onde crianças, jovens, pais e avós se relacionam numa troca de saber e experiências. Musicalmente a animação vai ser constante este sábado e domingo. Mais de 20 grupos musicais e de danças tradicionais vão, em itinerância, dar vida às ruas históricas. Muito folclore mas também teatro de rua, grupo de concertinas, oficinas de percussão tradicional e a encenação infantil da obra “Emigrantes”, pelos alunos da escola básica do 1º ciclo da Areosa (Pinheiro da Bemposta), no espaço Campo na Cidade. O final de domingo, com o encerramento do Mercado, está reservado ao concerto (20h30) da cantora de fado Carminho, na Praça José da Costa. Uma prenda da organização oferecida a todos os visitantes e destinada a assinalar os 20 anos do mercado à Moda Antiga.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria