Grupo Folclórico "As Padeirinhas de Ul"

O Grupo Folclórico "As Padeirinhas de Ul", foi um dos primeiros Grupos Folclóricos a serem fundados no Concelho de Oliveira de Azeméis.
A sua fundação remonta aos anos 50, tendo-se mantido em funções até ao ano de 1966, com a designação de Rancho Regional de Ul.
Passados 20 anos, precisamente em 1 de Novembro de 1986, um grupo de jovens liderados por António José Pereira da Silva, querendo levar a cultura da terra a todo o Território Nacional e Estrangeiro, ressuscitou o Grupo, reiniciando as suas funções, agora como Grupo Folclórico
"As Padeirinhas de Ul", tendo a sua primeira apresentação pública, nas Comemorações do 25 de Abril de 1987, na sua cidade de Oliveira de Azeméis.

O trajar dos componentes prende-se pela indumentária de outrora, como, o moleiro a padeira, a vendedeira do pão, os romeiros.
Ao longo destes anos tem sido solicitado para diversas Festas e Romarias, feiras e mercados por todo o território Nacional, bem como, a participação em Festivais Nacionais, Internacionais e Interculturais.
Anualmente realiza o seu Festival Nacional de Folclore, contando já no seu historial a organização de Festivais Luso-Brasileiros, Latino-Ibéricos e Luso-Galegos.
Para além disso, todos os anos este grupo tem a tradição de organizar uma Desfolhada à moda Antiga, um magusto e o Cantar do Reis/Janeiras, percorrendo as ruas da freguesia de porta em porta, revivendo uma das tradições mais antigas da região.
Este grupo é socio efetivo da Federação de Folclore Português, socio fundador da FAMOA (Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis) e em 2008 foi-lhe concedido o estatuto de utilidade pública.
O seu reportório é o resultado de uma recolha pelas raízes etnográficas de toda a região Douro Litoral Sul.
Célebres, ficaram na história, as danças e os cantares que animavam todos os serões, que este grupo não quis deixar esquecer.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria