Encontro Internacional de Concertinas é a grande novidade do Mercado

A cidade de Oliveira de Azeméis vai receber um encontro internacional de concertinas durante o Mercado à Moda Antiga que se realiza nos dias 20 e 21 de maio. A iniciativa, que contará com alguns dos melhores executantes nacionais e mundiais, é uma das novidades da edição deste ano daquela que é a maior manifestação cultural do município.

O Encontro Internacional de Concertinas integrará o programa de animação do Mercado que, além de ser uma montra das tradições e costumes da população há mais de 100 anos, procura ser também um meio de difusão da riqueza etnográfica e popular. 

O objetivo do Encontro Internacional é reunir o máximo de executantes e amantes da concertina, criando uma simbiose entre os grupos locais e os visitantes à volta deste instrumento incontornável da cultural musical popular.

Contando com mais de 300 concertinas, o evento tem já confirmada a presença do italiano Dino Baffetti, expoente máximo na construção de concertinas e acordeões e que proporcionará aos visitantes momentos inesquecíveis, quer promovendo uma oficina, quer ensinando como se constrói e toca este instrumento de música semelhante a um pequeno acordeão.

A Câmara de Oliveira de Azeméis tem confirmado já outro nome importante no Encontro de Concertinas, o campeão do mundo de Acordeão Diatónica, Alessandro Gaudio, presença assegurada pela “Baffetti Itália”.

O Encontro Internacional de Concertinas, que marcará a edição deste ano do Mercado à Moda Antiga, é organizado pelo grupo local “Música Acordes e Tradições”, em parceria com a autarquia e contará com a presença de nomes importantes da concertina e acordeão do panorama nacional. 
 

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria