Aldeia de Ul é exemplo na revitalização rural de Oliveira de Azeméis

Os traços de ruralidade patentes no Mercado à Moda Antiga fazem parte da memória coletiva da população de Oliveira de Azeméis. A freguesia de Ul faz parte do lote dos 86 sítios classificados como aldeias de Portugal. A presidente da Associação de Turismo de Aldeia, Ana Paula Xavier, afirma que o projeto “Aldeias de Portugal” procura revitalizar as aldeias do ponto de vista turístico e recuperar as tradições e valores históricos e culturais.

Segundo a responsável, presente no Mercado à Moda Antiga, a freguesia de Ul conseguiu revitalizar usos e costumes apresentando um “excelente trabalho” na recuperação de moinhos de água e na preservação do tradicional pão de Ul.

Em setembro Ul vai receber mais uma etapa do projeto “Há Festa na Aldeia”, um projeto que procura recuperar a essência do mundo rural e as potencialidades da freguesia.

A responsável da Associação de Turismo de Aldeia considera que “com a marca Aldeias de Portugal diferenciamos, de forma positiva, os núcleos rurais” possibilitando voltar “a olhar para o rural como uma oportunidade” potenciando o turismo, a restauração, a habitação e a fixação da população.

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis . Largo da República . 3720-240 Oliveira de Azeméis . https://www.facebook.com/mercadomodaantiga                                                  Parceria